Rembrandt

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,

Descobertas duas pinturas de Rembrandt: um auto-retrato (2008), e, agora, um retrato do Pastor Swalmius.

Tempos de grandes descobertas nas artes,
estes em que estamos vivendo. Recentemente foi noticiada a descoberta de uma pintura do verdadeiro rosto de Shakespeare. Agora, Rembrandt (foto ao lado, do WebMuseum ) é “a bola da vez”: um retrato atribuído a um seu aluno, na verdade é de sua autoria e, antes, um auto-retrato foi identificado como sendo também do pintor.

Quem foi o pintor do retrato do Pastor Swalmius (1637)?
Durante séculos esta pergunta atormentou os conhecedores de arte. O quadro pertenceu inicialmente à família do Rei Luis XIV; comprado por um comerciante de artes, em 1886 foi vendido ao Museu Real de Belas Artes da Antuérpia, por 200 mil francos. O museu manteve a pintura durante anos guardada.


Pastor Swalmius - a pinutura de Rembrandt

Um beneficiário holandês,

cujo nome não foi divulgado, custeou a restauração da pintura. E a surpresa estava escondida sob um escuro verniz que, removido, deixou à mostra sutilezas da obra e a assinatura do mestre Rembrandt. A autenticidade da pintura, após testes, foi confirmada pelo “Rembrandt Research Project”.

Em 2008, outra obra do autor foi revelada.

A pintura foi leiloada e adquirida por £ 2.2M. Analisada pelo especialista Ernst van de Wetering, do “Rembrandt Research Project”, a obra foi considerada um autêntico auto-retrato do artista, avaliada em £ 15m.

Auto-Retrato de Rembrandt

"Ela (a obra) tem uma presença incrível.

A luz tem a maior qualidade da luz natural que você pode pensar." Assim se pronunciou van de Wetering, referindo-se ao retrato de 24,1 x 16,5 cm, pintado provavelmente em 1628. “O pincel, contornos, materiais e o monograma, tudo aponta para a mão do mestre”, acrescentou.

Texto by: http://mol-tagge.blogspot.com/2009/08/descobertas-pinturas-rembrandt.html