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FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
LUX ET VERITAS 2010
A Loja Lux et Veritas, informa que sua festa de confraternização teve a data modificada, para 12 de dezembro (Domingo) com início ao meio dia. Esperamos que todos os Ir.'., suas famílias e nossos amigos compareçam. Será no salão do segundo andar e contará com música ambiente ao vivo.
Contamos com sua presença!

Abaixo um pouco da hitória do Clube de Aeronáutica:
Em 23 de outubro de 1941, oitenta e quatro oficiais de postos diversos, de coronel a aspirante, reuniram-se na sede do Aeroclube do Brasil para tratar da fundação do órgão. Embora chegassem a eleger uma Diretoria provisória, cuja presidência foi confiada ao Coronel Eduardo Gomes, e até mesmo um Conselho Diretor, presidido pelo Brigadeiro Armando Figueira Trompowsky de Almeida, essa iniciativa de fundação do Clube Aeronáutico (denominação inicial), não foi adiante, talvez pelas circunstâncias da época, quando o Ministério da Aeronáutica ainda se organizava e quando já se verificavam os problemas decorrentes da Segunda Guerra Mundial.

Em 5 de agosto de 1946, ano seguinte ao término do conflito bélico mundial, por iniciativa do então Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Armando Figueira Trompowsky de Almeida, reuniram-se trezentos e quatorze oficiais, com o propósito de retomarem o projeto de fundação do Clube. Da mesa diretora dessa primeira reunião, realizada na Diretoria do Pessoal, além do Ministro, faziam parte os Brigadeiros Gervásio Duncan de Lima Rodrigues, Raul Ferreira de Viana Bandeira, Coronéis Ary de Albuquerque Lima, Ignácio de Loyola Daher e Ten.-Cel. Gabriel Grün Moss.

Na ocasião foi constituída a Comissão Organizadora do Clube, sob a presidência do Brigadeiro Ivo Borges, então Diretor do Pessoal da Aeronáutica. Foram ainda criadas comissões para elaboração dos estatutos, de estudos sobre finanças e de construção de sedes, uma urbana e outra campestre. Várias reuniões sucederam-se desde então, tendo sido escolhido o nome Clube de Aeronáutica na terceira, realizada em 19 de agosto, ainda nas dependências da Diretoria do Pessoal.

Sempre vencendo dificuldades, o grupo de iniciadores ocupou instalações alugadas no 8º andar da Avenida Churchill, nº 123, e depois na Rua Álvaro Alvim, nº 21, expandindo-se no 8º e 16º andares. A 15 de julho de 1947, em dependências cedidas pelo Clube Militar, teve lugar a 1ª Assembléia Geral Ordinária, para eleger a primeira Diretoria e os membros do Conselho Administrativo. Em Sessão Magna, realizada no dia 5 de agosto de 1947, no Clube Naval, contando com a presença do Presidente da República Eurico Gaspar Dutra, tomou posse na presidência do Clube de Aeronáutica, o Brigadeiro Fábio de Sá Earp. Desde então, considerou-se o 5 de agosto como o dia do aniversário da Associação. Dois anos após, já o Clube era considerado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 344, de 19 de setembro de 1949. (Ata de 3/10/1949).

Em 23 de outubro de 1950, vem a ser inaugurada a primeira sede própria, embora de caráter provisório, situada na Praça XV de Novembro (RJ), constituída do antigo Pavilhão de Caça e Pesca (construído em 1922 para a famosa Exposição do Centenário da Independência do Brasil) e de área cedida, a título precário, pelo Ministério da Aeronáutica.

É interessante assinalar que, desde 1948, o Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, já havia passado ao Clube, por contrato de enfiteuse, um espaçoso terreno na Rua Santa Luzia, esquina com a Avenida Calógeras, sob condição de lá ser construída a sede definitiva. Em face dos poucos recursos financeiros do Clube nos anos que se seguiram, tal empreendimento só pôde ser iniciado vinte e dois anos depois, o que quase causou a perda da concessão, pela não obediência ao prazo concedido para a construção. Graças à intervenção do Ten.-Brig. Grün Moss junto ao Presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, o prazo foi prorrogado, iniciando-se as obras, a cargo da Construtora Servenco, em 13 de janeiro de 1971. No Pavilhão de Caça e Pesca, além dos diversos serviços administrativos, funcionou inicialmente o hotel de trânsito, popularizado como Hotel do CAN, e o salão de festas, conhecido como Salão Azul.

É interessante assinalar que, desde 1948, o Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, já havia passado ao Clube, por contrato de enfiteuse, um espaçoso terreno na Rua Santa Luzia, esquina com a Avenida Calógeras, sob condição de lá ser construída a sede definitiva. Em face dos poucos recursos financeiros do Clube nos anos que se seguiram, tal empreendimento só pôde ser iniciado vinte e dois anos depois, o que quase causou a perda da concessão, pela não obediência ao prazo concedido para a construção. Graças à intervenção do Ten.-Brig. Grün Moss junto ao Presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, o prazo foi prorrogado, iniciando-se as obras, a cargo da Construtora Servenco, em 13 de janeiro de 1971. No Pavilhão de Caça e Pesca, além dos diversos serviços administrativos, funcionou inicialmente o hotel de trânsito, popularizado como Hotel do CAN, e o salão de festas, conhecido como Salão Azul.

Em 1959, com a cessão definitiva do terreno de 5.108 m (Decreto nº 27.240, de 16 de novembro de 1959), foi criado um projeto de Sede Náutica, depois chamada de Desportiva, a ser construída com expansão das áreas adjacentes ao Pavilhão de Caça e Pesca, incluindo a antiga Estação de Hdroaviões, ocupada a título precário em 1955, por autorização do Brig. Eduardo Gomes. Ali foram construídas as piscinas (adulto e infantil), quadras de esporte, áreas ajardinadas, vestiário e um bar aà beira-mar, que ficou conhecido como Kanequinho. Os salões da Estação de Hidros foram
transformados em restaurante – que vieram, inclusive a servir como local de refeições para a oficialidade do Ministério da Aeronáutica – e em salão de festas (Salão de Mármora), já que o Salão Azul sofrera modificações para ampliação do Hotel de Trânsito.

“O militar não pode nunca ser instrumento servil e complacente, responsável por obediência passiva, inconsciente, que avilta seu caráter, destrói seu incentivo e degrada sua moral. Quem se omite, indiretamente se associa.”

Benjamim Constant.

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