Maurice Tillet

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,

Maurice Tillet - A pessoa que inspirou a personagem Shrek.
A personagem de desenho animado que é sucesso em todo mundo foi criado a partir de uma máscara mortuária do francês Maurice Tillet. Poeta e ator, Maurice nasceu em 1903, e foi uma criança aparentemente normal. Aliás, normal não, porque era muito mais inteligente do que os seus colegas. Queria ser ator e aprendeu um total de 14 línguas diferentes. Era um poeta, talentoso especialmente na prosa. Mas...

Quando tinha uns vinte e poucos anos de idade, Tillet desenvolveu os sintomas da acromegalia – uma desordem na glândula pituitária, no caso dele, causada por um tumor no órgão. A glândula começou a produzir hormônio do crescimento em quantidades excessivas, o que leva os pacientes com esta doença a ter partes do corpo cujos ossos crescem de forma descontrolada e imprevisível, deixando a pessoa deformada. Conforme a doença ia avançando, Maurice perdia espaços em suas tentativas de engatar uma carreira no teatro. E depois de um certo estágio, ele passou a se sentir tão excluído pelas pessoas que o olhavam como se fosse um monstro, que resolveu ir embora da França.
Ele emigrou para os Estados Unidos e o francês converteu-se num profissional da Luta livre. Fazendo o papel de vilão no ringue, lutando contra os mocinhos que arrancavam suspiros das meninas na platéia. Foi aí que ganhou o "nome de guerra" de O Anjo Francês. E em 1944, após derrotar Steve "Crusher" Casey, Maurice tornou-se o campeão mundial da American Wrestling Association.
Como lutador, sempre "puxava" uma enorme audiência, e tinha uma grande atuação, misturando sua força física com seu talento artístico – de fato, foram lutadores deste tipo que modelaram o que hoje temos como o wrestling norte-americano, encenado, dramático e de grande sucesso.

Tillet possuía seus golpes especiais e movimentos típicos, sempre derrotando seus adversários com um agarrão no estilo "abraço de urso", que imobilizava suas vítimas. Claro que, às vezes, ele perdia alguma luta – afinal, os mocinhos, bonitos e comportados, é que triunfavam no final dos campeonatos depois do reinado de algum vilão.

A morte de Maurice foi aos 51 anos em 1954 de um ataque do coração, foi em parte causada pelas consequências não aparentes de sua doença: além do rosto e dos braços, o lutador possuía deformações, por exemplo, nas costelas. O organismo não agüentou e este foi seu fim.
Quando estava bastante doente, Tillet foi visitado por seus poucos, mas fiéis amigos. Um deles, o campeão de luta livre Bobby Managain, que pediu e teve a permissão para fazer sua máscara mortuária.
Máscaras mortuárias são moldes dos rostos tirados na maioria das vezes já mortas, ou que estão desenganadas, e depois usados para reproduzir réplicas em gesso. Bobby fez 3 "cópias" em gesso da cabeça de Maurice, das quais uma ainda existe e está exposta no Hall da Fama do Halterofilismo, em NY. Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Sherek.

A segunda foi para o Museu internacional da Luta Livre, em Iowa. E a terceira, foi usada para feitura de um busto de tamanho natural de Tillet no International Museum of Surgical Science em Chicago, Illinois. O busto foi feito em 1950 por Louis Linck.