Astrologia Cabalística - Espaço X Tempo

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,

Existe uma questão fundamental do pensamento cabalístico: Entre o espaço e o tempo, escolha o tempo.
Para compreender o significado da astrologia cabalística, precisamos primeiramente entender duas variáveis que regem toda a nossa existência física: Espaço e Tempo.

Se viermos a observar a primeira menção de santificação na Bíblia, veremos que ela aparece não em relação a um objeto do espaço: um altar, um rio, ou uma montanha, mas, sim, na santificação de um objeto do tempo: o sétimo dia.

Logo no início da Bíblia encontramos:
"E farás do sétimo dia um dia santificado".

O cabalista sabe que a Bíblia é um livro divino, mas totalmente codificado. E o primeiro código implícito nesta frase é que, no pensamento cabalístico, o tempo é mais importante que o espaço.
A maioria de nós trabalha em consideração às coisas do espaço.

Utilizando grande parte de nossa energia para o trabalho, buscamos melhores condições que nos permitam comprar uma casa melhor, dar maior segurança à nossa família e adquirir todos os aparatos tecnológicos que a vida moderna nos propicia.

Pagamos tudo isto com o nosso tempo, que se torna cada vez mais escasso.

O tempo, por sua vez, possui características bem diferentes do espaço.

Cada um de nós ocupa com exclusividade uma porção de espaço.

Dois corpos não ocupam um mesmo lugar no ESPAÇO , ao MESMO TEMPO.

Todavia, ninguém possui o tempo. Não há momento em que eu o possua exclusivamente.

Jamais conseguimos dominar o tempo.

Mesmo o homem mais rico e poderoso do mundo sucumbirá ao tempo.

Depositamos assim as frustrações com a nossa fragilidade em relação ao tempo na obsessão da posse, no domínio do espaço. Mas, enquanto o homem domina o espaço, o tempo domina o homem.

Pois é diante deste dilema que surgem as fendas no tempo.

A primeira delas é o sétimo dia que, não por acaso, todas as tradições adotaram.

Como um grande presente do tempo, passamos a celebrar um dia para romper com o processo robotizado de trabalhar e consumir. Então neste dia nos é oferecida uma possibilidade adicional de entrega à alma e ao corpo.

Um dia para sorrir, festejar, amar, meditar, estar com a família e os amigos. Enfim, um dia para recarregar nossas almas e ter a oportunidade de começar tudo de novo.

Mas existem outras importantes fendas no tempo.

E é aí que começamos a compreender a astrologia cabalística. Com um enfoque distinto da astrologia tradicional, em que procuramos responder as perguntas de nossa alma através de nosso mapa natal, no enfoque cabalístico o direcionamento está nas conexões que fazemos todos os meses.

Assim, a cada mês nos conectamos com o que há de melhor naquela energia vigente, para podermos gradativamente nos tornar seres humanos mais completos e realizados.

As 12 qualidades de energia representadas pelos 12 signos representam, na verdade, 12 partes de um ser maior, uno. Algo que só acontece na união de muitas partes, jamais na separação.
O ensinamento da astrologia cabalística é baseado nas diferentes qualidades de energia representadas pelas 22 letras hebraicas.

Estas letras possuem uma correspondência direta com todas as coisas que existem.
São divididas em três grupos:

♦ 3 Letras Mães
Representam os quatro elementos primordiais (água, ar, fogo e terra).

♦ 12 Letras Constelações
Representam cada uma das 12 diferentes constelações.

♦ 7 Letras Planetas
Representam cada um dos sete principais planetas mais próximos.

A seguir apresentaremos uma breve referência dos quatro principais elementos, representados pelas letras mães, e as 12 conexões disponíveis a cada mês, representadas pelas constelações e planetas.

Os Quatro Elementos
Os quatro elementos primordiais, Fogo, Ar, Água e Terra, estão associados a tudo que existe no mundo material, e assim sendo, cada um dos 12 signos é relacionado com um destes quatro elementos:

Fogo - Intuição (Letra Shin)
O elemento Fogo está associado ao espírito, à fé, ao entusiasmo com que nos apaixonamos pela vida. É o puro prazer da expansão em busca de um significado. A energia dos signos de Fogo está relacionada à vitalidade, à espontaneidade, à alegria de viver e a uma confiança quase infantil no destino.
Os Signos de Fogo são: Áries Leão

Ar - Pensamento (Letra Alef) Sagitário
Distanciado da natureza instintiva, relaciona-se com a capacidade de distinguir as coisas e relacionar as experiências através do desenvolvimento da mente e do raciocínio. Através do Ar, somos capazes de comunicar a nossa experiência. A energia disponibilizada pelos signos de Ar é conhecida por um potencial mental, relacionai e de comunicação.
Os signos de Ar são: Gêmeos Libra Aquário

Água - Sentimento (Letra Mem)
O elemento Água está relacionado diretamente ao mundo do inconsciente, ensinando-nos sobre a subjetividade emocional. É indispensável para o ser humano, mas seu excesso costuma trazer diversos distúrbios psíquicos. A energia dos signos de Água é conhecida pelo seu potencial emocional, de transformação e transcendência.
Os signos de Água são: Câncer Escorpião Peixes

Terra - Sensação (Alef, Mem e Shin combinadas)
O elemento Terra representa o mundo dos sentidos físicos e dos objetos com os quais nos relacionamos. É a Terra que dá forma e confere solidez e estrutura a tudo o que existe. Os Signos de Terra liberam uma energia de contato com a realidade do mundo material. Eles encontram na paciência e perseverança suas principais características.
Os Signos de Terra são: Touro Virgem Capricórnio

Uma Importante Conexão a cada Mês
É um costume entre os cabalistas de todo o mundo celebrar uma meditação especial na entrada de cada lua nova.

Esta é uma oportunidade de nos conectarmos à energia do signo que se apresenta e adquirir as melhores qualidades daquele padrão de energia. Neste momento plantamos a semente de todo um mês e uma conexão adequada gera frutos por todo aquele período.

Cada um dos 12 signos tem seus respectivos quadros de letras para meditação.
A meditação consiste em visualizar por alguns minutos as duas letras relacionadas ao mês vigente, respirando com atenção e se permitindo receber as vibrações emanadas pelas mesmas.
Esta meditação pode e deve ser estendida a todos os dias daquele mês cabalista.

Lembre-se, no entanto, de que o mês cabalista começa e termina a cada mudança de lua nova.
Por exemplo: estamos no mês de Tishrei ou seja no signo de Libra.

Para os outros meses temos?

Chesvan – Escorpião


Kislev – Sagitário


Tevet – Capricórnio


Shevat - Aquário

Adar - Peixes

Nissan – Áries

Iyar – Touro


Sivan – Gêmeos


Tamuz – Câncer


Av – Leão

Elul -Virgem



Por: Ian Mecler




Colaboração de Luciano Fernandes.