Clonagem: Caso Dolly

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: , ,

Dolly

Ovelha da raça Finn Dorset
Os clones não chamaram muita atenção durante anos, pois a clonagem se restringia principalmente a plantas e protozoários. Porém em 1996, um anúncio marcou a história da genética. O escocês Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, com a colaboração da empresa de biotecnologia PPL Therapeutics conseguiram a proeza de mostrar que era possível a partir de uma célula somática diferenciada clonar um mamífero, tratava-se de uma ovelha da raça Finn Dorset chamada de Dolly.

O maior feito dos cientistas, foi fazer com que uma célula adulta se tornasse totipotente (células-tronco) de novo. As células-tronco (ou totipotentes) possuem a capacidade de se diferenciarem em diferentes tipos de células, em um processo antes considerado irreversível.
Como foi realizado o processo de clonagem da ovelha Dolly?

Eles isolaram uma célula mamária congelada de uma ovelha da raça Finn Dorset de seis anos de idade e a colocaram numa cultura com baixa concentração de nutrientes. Com isso a célula entrou em um estado de latência parando de crescer. Em paralelo, foi retirado o óvulo não fertilizado de uma outra ovelha, da raça Scottish Blackface, de cor escura. Desse óvulo não fertilizado foi retirado o núcleo, transformando-o em um óvulo não fertilizado e sem núcleo. Através de um processo de eletrofusão ocorreu a união do núcleo da ovelha da raça Finn Dorset com o óvulo sem núcleo da ovelha da raça Scottish Blackface, dando início à divisão celular: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante.

Na fase de oito a 16 células, as células se diferenciam formando uma massa de células internas originando o embrião propriamente dito. Após seis dias, esse embrião, agora com cerca de 100 células, é chamado de blastocisto. O blastocisto foi colocado no útero de uma outra ovelha da raça Scottish Blackface que funcionou como "barriga de aluguel". Após a gestação, esta ovelha que é escura deu à luz um filhote branquinho da raça Finn Dorset chamada Dolly.

Apesar do sucesso da clonagem, a técnica apresentou alguns erros:
A esquerda ovelha da raça Finn Dorset e a direita ovelha da raça Scottish Blackface
A ovelha Dolly não era tão idêntica ao doador do núcleo, apesar de herdar da ovelha branca o DNA contido nos cromossomos do núcleo da célula mamária, ela também herdou da ovelha escura o DNA contido nas mitocôndrias, organelas que ficam no citoplasma das células.
Com o passar do tempo foi percebido que Dolly apresentava as extremidades dos cromossomos (telômeros) diminuída gerando envelhecimento celular precoce. Devido ao envelhecimento, Dolly sofria de artrite no quadril e joelho da pata traseira esquerda. Sugere-se que isto ocorra pelo fato de que ela tenha sido criada a partir de uma célula adulta de seis anos (idade da ovelha doadora do núcleo), e não de um embrião.

Dolly foi sacrificada aos 6 anos de idade, depois de uma vida marcada por envelhecimento precoce e doenças. Em seus últimos dias, Dolly estava com uma doença degenerativa e incurável nos pulmões. Os problemas de saúde de Dolly levantam dúvidas sobre a possibilidade da prática de copiar a vida.

Leonardo Leiterevisado por Giselda MK Cabello
http://www.ghente.org/temas/clonagem/index_dolly.htm

Extra! Extra!

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: , ,

A Chancelaria informa:
Deu hoje no jornal Extra na coluna de Berenice Seara:

Templo Budista Wat Rong Khum

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,



Wat Rong Khun é um templo budista contemporâneo, não convencional. É um templo hindu em Chiang Rai, Tailândia. Foi projetado por Chalermchai Kositpipat. A construção começou em 1997. Wat Rong Khun é diferente de qualquer outro templo na Tailândia, como ubosot é projetado na cor branca com algum uso de vidro branco. A cor branca representa a pureza do Buda, o vidro branco representa a sabedoria do Buda que "brilha em toda Terra e no Universo." A ponte que leva ao templo representa a travessia do ciclo de renascimento para a morada do Buda. O semicírculo pequeno antes da ponte representa o mundo humano. O grande círculo com dentes é a boca de Rahu, ou seja, as impurezas da mente, uma representação do inferno ou o sofrimento. Todas as pinturas dentro da ubosot têm tons dourados. As quatro paredes, teto e piso contêm pinturas que mostram uma fuga das impurezas da tentação para alcançar um estado supramundano. No teto, há quatro tipos de animais que representam a terra, água, vento e fogo. O elefante representa a terra, o Naga a água, as asas do cisne representa o vento, e juba de leão representa o fogo. Os visitantes vão achar o templo um pouco bizarro por encontrar imagens modernas ao longo dele. Imagens do Predador do cinema de Hollywood, Homem-Aranha, Batman, Keanu Reeves personificando a personagem do filme Matriz, foguetes, etc. O mar de mãos se levantando em direção a ponte para o templo e alguns crânios são muito impressionantes. Em 1997, Chalermchai Kositpipat ofereceu seus serviços para realizar a construção do ubosot às suas próprias custas como uma oferenda a Buda, mas mais tarde ele alterou o plano do templo para como ele bem entendesse, de tal forma que Wat Rong Khun foi desenvolvido em um local de destaque para atrair os visitantes tailandeses e estrangeiros.

Observação: O templo ainda está em construção.